• Jéssica Ribeiro

Custos Indiretos da Perda por Validade



Quando pensamos na área de Prevenção de Perdas, a primeira coisa que analisamos é em como ela pode atuar de maneira estratégica para redução de custos e consequentemente o aumento do Lucro.


No dia a dia da MINUS, o principal foco de trabalho são as Perdas por Validade Vencida, e por esse motivo, estamos diariamente avaliando junto aos nossos parceiros as ações necessárias para evitar esse tipo de quebra. Porém, ao avaliar as perdas, é comum focarmos em “apenas” dois pontos: Perda do Produto (utilizando o Custo) e Perda de Margem (investimento em rebaixa). Porém, existe uma série de custos indiretos que são gerados por um Vencimento e que impactam na operação e na saúde financeira das lojas.

Por isso, trouxemos nesse artigo 5 ofensores ao lucro da sua loja, que são gerados pelas Perdas:


  • Transportes


O custo com transportes é intrínseco ao negócio, e em alguns casos é um diferencial competitivo entre os varejistas, mas ao analisarmos sob a ótica das perdas, quanto estamos gastando com transporte “à toa”?

Imagine que os produtos que estão vencendo hoje na sua loja, tiveram que ser transportados do CD para a Loja, mas no final, o produto não gerou faturamento e ainda foi para o lixo. Toda a cadeia logística foi desprendida sem necessidade, para transportar um produto que, no final das contas, não precisava ter sido enviado à loja, pois foi um excesso de estoque que gerou uma perda por vencimento. Tente estimar este custo, e verá que o impacto é relevante no seu negócio. Ao avaliar, procure com o time de logística o custo de transporte por quilo, e somando quanto você perdeu, terá o impacto das Perdas na logística. Garanto que o valor vai te assustar!


  • Destinação Correta e Incineração


Os custos com a destinação correta dos produtos vencidos variam de acordo com o tipo de produto e também com a legislação de cada Estado ou Cidade, mas de maneira geral, é importante avaliar o quanto está sendo gasto com esse processo. Incineração, destinação a aterros sanitários específicos, reciclagem de embalagens, etc., são custos adicionais que também devem ser monitorados. Mesmo itens que possuem Troca geram esse tipo de perda para a sua loja!

Além disso, é importante acompanhar o processo de descarte executado em Loja e garantir que esteja sendo realizado da maneira correta, para evitar que multas sejam aplicadas pelos órgãos responsáveis.


  • Mão de Obra


Uma loja bem organizada e que executa todos os seus processos depende majoritariamente de seus colaboradores, desde o recebimento dos produtos, passando pela reposição e organização das prateleiras até a realização da venda.

Com o vencimento de um produto, todo o trabalho que foi realizado pelos colaboradores não gerou vendas, ou seja, o valor que investimos para garantir a disponibilidade daquele produto para o cliente não teve retorno. Esse indicador é mais difícil de monitorar e medir, mas você precisa saber que existe essa perda na sua loja, de “trabalho desperdiçado”, e ela só pode ser evitada reduzindo as perdas.


  • Tempo


Assim como o investimento na mão de obra, também investimos tempo para garantir que os produtos não cheguem no seu vencimento e que a quebra não se realize. Realizar processos de gestão de validade e estoque mais eficientes nos permite investir tempo em outros processos que gerem mais oportunidades de venda e que entreguem maior valor para os clientes.


  • Espaço na Área de Vendas


É cada vez mais comum analisarmos as vendas/m² e com a chegada de novos produtos no sortimento e o crescimento de algumas categorias, o espaço na área de vendas está cada vez mais concorrido. Produtos que foram expostos, ocuparam o seu espaço na área de vendas e acabaram sendo descartados pela validade, muitas vezes estão ocupando espaço de produtos que poderiam gerar mais venda para a sua loja ou gerar mais satisfação para os seus clientes.

Além disso, as negociações junto a fornecedores/marcas por espaços de merchandising também ficam prejudicados. Com isso, a sua loja pode estar deixando de faturar e ainda estar sendo prejudicado pelas perdas.

Você consegue identificar esses e outros custos indiretos da Perda por Validade na sua empresa? Consegue medir o impacto delas no seu lucro?

Faça um teste, mensure esse impacto e tenho certeza que sua percepção sobre um produto jogado fora será muito mais impactante.


André Ajita é Sócio e Diretor Comercial na MINUS, uma empresa de tecnologia para a redução das Perdas por Vencimento, com soluções envolvendo Inteligência de Dados para a Gestão de Validades no varejo. Conheça mais sobre a Minus.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo